estou conversando comigo mesmo, se quiser se intrometer, à vontade.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A internet tá deixando as pessoas burras?




Bem... sim e não, isso é relativo (quero ver como eu vou explicar isso). As pessoas estão sim mais burras, muito por perderem o interesse sobre certo assunto; entretanto, elas estão adquirindo conhecimento sobre muito mais áreas que as pessoas que vivem sem internet. Esse é um fenômeno comum na era da informação.

Na idade da pedra lascada, lá pros anos 40 e 50 (já repararam como as pessoas sempre citam essas décadas juntas?), as pessoas viviam suas vidas ouvindo o radio, lendo jornal e livros, os mais ricos já tinham TV e telefone. As pessoas conversavam entre si ou mandavam cartas, e recebiam informações apenas por esses meios. Isso fazia com que as pessoas soubessem muito sobre assuntos específicos, as donas-de-casa eram especialistas em cozinha, jardinagem, costura e afins; elas sabiam quando plantar flores, o quanto de pano vão gastar pra remendar as calças do marido ou quanto tempo deixar o suflê no forno pra ele não murchar; mas não sabiam muita coisa além disso, pois pra elas era desnecessário e desinteressante saber coisas como política, ou o porquê dos preços da gasolina estarem aumentando.
Dessa forma agiam todas as pessoas, ela era considerada inteligente se soubesse muito de determinado assunto, seja ele Paleontologia ou na arte de varrer o quintal, se a pessoa soubesse o que os outros não sabem sobre determinado assunto, elas eram consideradas inteligentes.

Hoje em dia, esse conceito de inteligência não tem tanta força, basicamente, ser inteligente não é mais essencial para nada em nosso mundo, vivemos na geração Y, onde a informação é muito mais valiosa do que o conhecimento. Todo mundo acha que isso vem depois do surgimento da internet, mas não; veio com a "Guerra Fria". Essa guerra começou pouco depois da Segunda Guerra Mundial, onde a Europa não aguentou a sucessão de batalhas em seu território e ruiu perante EUA e URSS. Depois da derrubada da Europa, EUA e URSS travaram uma batalha, mas sem confrontos diretos, era tudo meio na base da ameaça, um tentando mostrar que era maior que o outro, por isso competiam em praticamente tudo: desde desenvolvimentos espaciais e aeronáuticos a até esportes.
Essa disputa tornou o maior bem pra sociedade atual: por causa da Guerra Fria que vivemos com muito mais conforto e praticidade que na década de 40 e 50, o desenvolvimento nas mais diversas áreas foi gigante, todo tipo de conhecimento ou habilidade era fortemente valorizada e incentivada das mais diversas formas. foi um "boom" pra tudo que havia antes, e, mais cedo ou mais tarde, esse incentivo irrestrito faria com que uma das potências se definhasse. A URSS caiu em grande crise, se afundou economicamente e perdeu essa guerra pros ianques do Ocidente, mas a mentalidade de que a informação é mais importante que a inteligência continuou, e até hoje a informação é muito valiosa.

Com a vinda da internet a coisa extrapolou: graças a ela podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo, dando até a ilusão que todas as informações estão n a internet. Num mundo onde ter conhecimento sobre a informação se tornou essencial, saber sobre mais coisas diferentes se tornou mais importante do que saber muito sobre poucas coisas, e nos fazendo ter sede por informação, saber sobre tudo. Com essa sede de informação, buscar coisas sobre o mesmo assunto foi ficando menos usual, tendo em vista a gama de informações que a internet nos fornece. Cada vez mais encontramos assuntos interessantes pra se conhecer, fazendo com que se desinteressásemos em saber sobre o mesmo assunto, exatamente o contrário de nossos antepassados.

Estamos sim ficando mais burros por causa da internet, mas isso não é tão grave agora, já que ser inteligente já não é tão importante quanto ser informado. Nossa geração mudou (não sei ainda se evoluiu ou regrediu), mas estar um pouco em vários lugares parece que se tornou mais importante do que estar totalmente em um único lugar...

3 comentários:

  1. Caraca, Matheus, meus parabéns, seu blog anda cada dia melhor, realmente valendo muito parar aqui pra ler um post.

    Realmente, essa sede de informaçao acaba camuflando mesmo essa originalidade humana de conhecimento concentrado.

    ResponderExcluir
  2. Aaahhh

    Brigado, é, esse é um dos nossos males ultimamente, com essa sede de informação parece que as pessoas não se concentram mais em um determinado assunto, e também esquecem de informações anteriores, maaaaaasss assim caminha a humanidade

    Parou de escrever no seu blog pq?? faz tempo que num vejo post por lá.

    abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir