estou conversando comigo mesmo, se quiser se intrometer, à vontade.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

I.A.Q eleições (só fiz pq insistiram muito)

.Eu num ia falar mais de política aqui, mas uma certa pessoa que não vou citar pediu insistentemente pra eu falar de um assunto: o voto nulo. Então, antes que me perguntem, vou falar do voto em branco também.

Voto em branco: com o voto em branco você, na linguagem eleitoral, quer dizer que não quer votar de jeito nenhum; o seu voto vai ser considerado que você compareceu, mas não quis votar. Esse "voto" não será contado em nenhum resultado.
Exemplo: Num colegiado de 100 votos, 2 foram em branco, então o 100% dos resultados serão os 98 votos. Nunca sendo contado esses 2 votos.

Voto nulo: com a anulação do voto você, na linguagem eleitoral, quer dizer que voc~e queria votar, mas nenhum dos candidatos se qualificou o suficiente para merecer seu voto. O voto nuo é contado nas pesquisas como se fosse um candidato fictício.
Exemplo: Na simulação acima, supomos que dos 98 votos restantes 9 foram nulos. Eles contam na pesquisa como 10% de anulação dos votos.


Mas o que acontece se os votos nulos ganharem? Simples, a eleição é anulada. O eleitorado quis que a eleição fosse anulada, pois nenhum dos candidatos mereceu a maioria dos votos, sendo assim, todos eles são impedidos de concorrer aquele cargo na nova eleição.
Espero ter ajudado alguém mais além da pessoa que me pediu pra falar desse assunto. Eu não acho que a anulação de uma eleição seja bom negócio para nós, pois o Brasil vai ser governado por uma pessoa ou outra, não vamos escapar disso; então prefiro escolher alguém do que escolherem para mim, pois aí posso falar que o meu país está uma merda porque o povo deixou que ele ficasse assim.

Comentem só se gostarem

Nenhum comentário:

Postar um comentário