estou conversando comigo mesmo, se quiser se intrometer, à vontade.


domingo, 11 de abril de 2010

I.A.Q - Pq tem tantos blogueiros filósofos?

.I.A.Q é uma série baseada no F.A.Q (frequently asked questions), fiz o I.A.Q que é interesting asked questions, ou seja, pergutas que eu acho interessante para responder.

.Estava em casa até que a mãe de uma vizinha minha perguntou pra filha dela (que tem um blog): pq tem tantos blogueiros filosóficos? Eu ouvi sem querer (não sou curioso :B) e fiquei encafifado... e descobri a resposta (acho).

.Tem muita filosofia em blogs pq as pessoas da nossa geração estão filosofando mais, se quesntionando mais sobre seu cotidiano numa forma geral. Vivemos na era da informação, sabemos das coisas mesmo sem querer saber, daí, formamos nossas opiniões mais facilmente. Por exemplo: antigamente a informação era mais escassa, as pessoas não corriam atrás delas, aliás, poucas corriam atrás delas, e esses formavam suas opiniões e divulgavam para os outros em discursos ou conversas. Esses eram os "formadores de opinião", as pessoas só tinham as opiniões e não as informações, o quando as tinham, vinhas de apenas um ponto de vista, (o que não deixa de ser uma opinião).

.Hoje as pessoas tem informação em todos os lados, pra onde eles olham tem informação. Daí, elas são forçadas a formar suas próprias opiniões, pois nem sempre há um formador de opinião por perto. Daí algumas pessoas tomam gosto por suas opiniões e as divulgam de alguma forma, seja falados em conversas ou discursos mesmo, ou via escrita na mídia.

.Como a Internet são a forma mais barata e eficiente de divlgar suas opiniões, os blogs ficam abarotados de filosofias, opiniões, dúvidas e discussões.


.Mas isso é bom ou ruim?


.Depende, Hipócrates, o pai da Medicina dizia "tudo é veneno, nada é veneno, depende da quantidade". Havendo um certo exagero, pode haver a banalização das opiniões. Isso já acontece em determinados assuntos, onde as pessoas se desinteressam pelo simples fato de já ouvirem demais sobre determinado fato ou situação. Pode reparar, sempre que acontece uma grande catástrofe natural, a mídia o cobre de todos os ângulos, o povo cansou de ver a destruição no Haiti, do Katrina, do tsunami na Indonésia em 2004, sempre com um mesmo ponto de vista: aquilo era trágico (e de fato é), com isso muita gente parou de se importar com essas catástrofes que ocorrem em outros lugares. Param de ter aquela reação de "Ai meu Deus, num acredito que isso aconteceu", pra ter a reação "Vixe, mais uma catástrofe". Isso fez com que as catástrofes naturais ficassem banalizadas, ninguém mais se surpreende quando 200, 300, 500 pessoas morrem em uma tragédia natural, até acontecer com elas. Isso foi só um exemplo de como o excesso de opinião e informação banalizam o pensamento.

.Mas tem o lado bom, as pessoas estão sendo forçadas a pensarem mais em coisas que elas não se interessam. Como disse uma vez um amigo meu, Luiz "as pessoas só pensam quando são obrigadas ou quando lhes interessa", isso faz com que elas vejam que existe coisa errada por aí, ficando indignadas, ou não; tentando mudá-las, ou não.
.Ih, acabei filosofando...

Obs: estava ouvindo "oiseaux exotiques", de liver messiaen, enquanto postava.

3 comentários:

  1. oOhh... o Matheus tambéém tem um blog!
    shuahsauhsaushauhsua

    Gostei do texto, é uma boa análise. Realmente é isso que acontece no mundo como um todo, com tamanha disponibilidade de informação: as pessoas filosofam por aí sobre tudo (até eu filosofo)e muitas vezes banalizam a informação, tornando uma catástrofe mais um mero evento corriqueiro!

    Um abraço!
    (priiimeeiraa seguidoraa! UhUulll!

    Obs: Prefiro nem saber o que é "oiseaux exotiques", de liver messiaen para não sair filosofando no meu blog... shaushaushaushauhsahs

    ResponderExcluir
  2. (risos) tbm tenho um blog.

    Brigado, demorei pra fazer; Abração pra vc tbm.

    é uma música, mas não ouça, é ruim

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, o blog é a boca da mente filosofica do seculo XXI.

    Muito bacana o texto, Matheus, realmente gostei demais e por vez gostei demais da idéia de que você criou um blog, mto legal.

    ResponderExcluir