estou conversando comigo mesmo, se quiser se intrometer, à vontade.


terça-feira, 20 de abril de 2010

I.A.Q - Pq vc num presta atenção no que faz?

Provavelmente vc já ouviu isso várias vezes de uma pessoa masi velha. Ouvi isso (eu e a classe) na aula de física, meu professor um tanto quanto estranho (como a maioria dos professores da UNESP), ficou indignado com o tanto que o povo conversava na sala de aula e falou : "pq vcs num prestam atenção no que faz!! Ficam conversando na aula de depois nem dabem o que fazer na prova!!!".

Pois bem, o que mais me intrigou não foi o porquê, não prestamos atenção pq nós só podemos prestar atenção em uma coisa, geralmente a que mais nos atrai, seja por ser interessante ou por ser relevante em algum aspecto da nossa vida (o que definitivamente não se aplica a física). O que mais me chamou atenção foi: como é que as pessoas perdem a noção de onde estão e parecem alheias ao que acontece ao seu redor?

Sério tem gente, que está num ambiente e pensa que está em outro, pq? Porque tem semelhanças entre um ambiente e outro. Isso já aconteceu comigo: eu sempre acordo à noite pra ir ao banheiro, sempre me levanto, dou 7 passos, abro a porta e dou mais 3 passos até a porta do benheiro, mas minha casa o banheiro e a cozinha ficam na mesma distância, uma à direita e a outra à esquerda, e sempre me confundo!! (só pra salientar, nunca fiz n ecessidades na geladeira de casa). Nossos olhos nos enganam e faz nossa mente acreditar em algo, mas na verdade ela é completamente diferente.

Mas isso só acontece com os olhos?

Não não, acontece com todos os sentidos do corpo, pode perceber: tato, olfato, paladar, visão e audição são enganados constantemente pelo mundo exterior. Quem nunca ouviu te chamarem, mas na vdd era outra coisa? Nossos sentidos são limitados em comparação com nossa mente, ela se adianta às vezes e prejulgamos algo, tomando aquilo como verdade (mesmo que momentãnea) de que aquilo que nossa mente concluiu está certo. vivemos na incerteza, mas não pensamos nisso (e nem devemos), pois nossa sanidade não aguentaria tal fato de que aquilo que tomamos como verdade é dúbio, que é certo pode não ser o certo... Pra issonão acontecer temos FÉ que aquilo que achamos que é verdade é verdade. Essa é uma das aplicações da fé, acreditar em algo que exista ou não, pra não realizar apenas sandices.

Um comentário:

  1. Apesar do ser humano ser um ser tão evoluido ainda não tem a capacidade da concentração absoluta no que faz, isso se deve a grande distração do mundo como foi bem colocado no seu texto..., enfim acho que isso meio que havera pra sempre pois o mundo é cheio de novidades coisas observaveis.

    muito bom, Matheus, gostei do texto!

    ResponderExcluir